segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tarte de pêssego

Ingredientes:

> Massa

- 1 ovo
- 100 g de farinha com fermento
- 50 g de farinha de trigo
- 50 g de amêndoa em pó
- 100 g de manteiga fria cortada em cubinhos
- 100 g de nata com um 35% de matéria gorda
- 100 g de açúcar



> Recheio

- 600 g de pêssegos (sem pele e caroços)
- 50 g de açúcar em pó.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.Cortar os pêssegos em quadrados e misturar com o açúcar. Colocar os pêssegos no fundo de uma taça de cerâmica própria para ir ao forno.Misturar todos os ingredientes secos numa taça. Juntar a manteiga fria em cubinhos e misturar com a ponta dos dedos. Bater a nata com o ovo e juntar à mistura seca. Misturar bem com uma colher até que a massa esteja homogénea. Deitar colheres de massa sobre os pêssegos e levar ao forno por 35-40 minutos ou até que a massa esteja cozida e dourada. Servir polvilhada com açúcar em pó.

Ovo estrelado

Ingredientes:

- 1 lata de ananás em conserva
- 1 lata de pêssego em conserva
- chantily

Preparação:

Num prato pôr uma fatia de ananás e cobrir com chantily. Depois colocar uma metade de pêssego em cima do chantily.Decorar a gosto...

Uma receita simples, fácil e rápida!!!

Experimente

domingo, 27 de junho de 2010

Beringelas recheadas_2

Ingredientes:

- beringelas (1 por pessoa)
- atum (1 lata por pessoa)
- cogumelos laminados
- polpa de tomate
- cebola
- chouriço
- queijo para gratinar

Preparação:

Partem-se as beringelas ao meio, no sentido do comprimento, retira-se o miolo e reservam-se as bases à parte. Pica-se a cebola e leva-se a alourar em azeite, juntamente com o chouriço cortado em pedacinhos pequeninos (também pus um dente de alho picado e uma folha de louro), até dourar a cebola, e depois junta-se o miolo da beringela cortado em cubinhos pequenos – e deixa-se refogar, lentamente, mexendo de vez em quando. Quando a beringela estiver praticamente desfeita, junta-se o atum, os cogumelos, e a polpa de tomate, e deixa-se cozinhar até apurar um pouco (eu juntei um bocadinho de pimenta, para realçar o sabor – e porque ponho sempre pimenta, …) e perder alguma água que os ingredientes tenham largado. Deita-se este preparado nas bases de beringela, põe-se o queijo por cima e vai ao forno até gratinar! Eu servi com arroz, porque já não tive tempo para fazer puré. É um prato relativamente rápido de fazer, é muito fácil, é muito bom.

Experimentem!!!

Beringelas recheadas

Ingredientes:

- 1 Beringela
- 1 Cebola pequena
- 1 dente de Alho
- 1 colher de sopa e azeite
- Meia lata de cogumelos laminados
- 150g de carne de vaca moída
- 1 e 1/2 colher de sopa de polpa de tomate
- Sumo de limão
- 1 raminho de salsa
- Sal e pimenta q.b.
- Queijo light ralado q.b.
- Orégãos q.b.

Preparação:

Lave a beringela e corte-a ao meio no sentido do comprimento. Retire o miolo com cuidado e reserve ambas as partes. Regue o interior e o miolo da beringela com sumo de limão para que não oxide. Corte o miolo da beringela em quadrados pequenos. Reserve. Pique a cebola e o alho e refogue-o por 1 minuto no azeite. Junte os cogumelos e o miolo da beringela ao refogado. Deixe apurar um pouco. Junte a polpa de tomate e a carne. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozer, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. O refogado não necessita de água, pois a beringela e a carne libertam a água necessária. Quando estiver pronto, pique um raminho de salsa e junte ao recheio. Recheie as metades da beringela e polvilhe-as com queijo e orégãos. Leve ao forno para gratinar num tabuleiro untado.

sábado, 26 de junho de 2010

Pataniscas

Ingredientes:

- 2 postas de bacalhau
- 2 ou 3 ovos
- 1 cebola grande picada
- 1 alho picado
- salsa
- sal q.b.
- 4 ou 5 colheres de leite
- farinha q.b.

Preparação:

Faz-se o preparado misturando todos os ingredientes num recipiente. Coloca-se uma sertã ao lume com óleo, e coloca-se o preparado às colheres. Viram-se quando estiverem douradas e põem-se em vegetal absorvente. Servir com arroz de tomate e salada...

Salame de chocolate

Ingredientes:

- 100 g de margarina
- 100 g de açúcar
- 100 g de chocolate em pó
- 1 ovo
- 200 g de bolacha esfarelada
- 1 rectângulo de papel de alumínio
- 1 rectângulo de papel vegetal
- Vinho do Porto q.b.

Preparação

Amasse muito a margarina com o açúcar, junte o ovo e bata muito bem. junte o chocolate e volte mexer e adicione, mexendo agora à mão, a bolacha esfarelada. Faça uma bola com a massa toda. Coloque em cima do papel vegetal molhado com Vinho do Porto e dê forma ao salame. Leve ao frigorífico durante umas horas e, quando estiver duro, retire o papel vegetal e enrole em papel de alumínio.

Cogumelos recheados

Ingredientes:

- 500 g de cogumelos
- 5 cinco fatias de bacon
- queijo emmental ralado q.b.

Preparação:

Retire os pés aos cogumelos e lave-os muito bem em água corrente. Corte o bacon em pedacinho. Coloque num tabuleiro de ir ao forno os cogumelos e recheie-os com o bacon e ponha o queijo ralado por cima. Leve ao forno durante 25 minutos. Sirva quente.

Massa preta com gambas

Ingredientes:

- massa
- gambas
- azeite
- salsa
- alho
- malagueta

Preparação

Ponha a cozer a massa. De seguida, coloque numa frigideira o azeite, a malagueta picada, o alho e a salsa e frite tudo um bocadinho. Depois junte as gambas e deixe-as recozer. Finalmente coloque num pirex a massa com o preparado e misture bem. Decore a gosto.

E está pronta a servir!!! Fácil e rápido!!!

Filetes de pescada

Ingredientes

- 400 g de filetes de pescada
- 1 limão
- 3 dentes de alho
- sal, pimenta
- leite
- farinha
- 2 ovos

Preparação:

Tempere os filetes com o sumo do limão, o alho picado, sal, pimenta e um pouco de leite, e deixe-os repousar nesta marinada durante umas horas. Depois passe-os por farinha, ovo batido, e frite-os em óleo bem quente. Escorra sobre papel absorvente e sirva com arroz de tomate e salada.

Caracóis

Ingredientes:

- 2 kg de caracóis
- 2 colheres de sopa de azeite
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 folha de louro
- oregãos
- sal
- pimenta
- piri-piri

Preparação:

Leve os caracóis numa panela de água (dois ou três dedos acima dos caracóis). Junte os azeite, os alhos, a cebola cortada em quartos, o louro, os oregãos e tempere com sal, pimenta e piri-piri. A fervura deve ser suave e longa (cerca de 2 horas) e a espuma retirada de vez em quando. Conserve-os no líquido da cozedura até a altura de servir. Sirva quente em pratinhos com um pouco de caldo.

Tomates recheados

Ingredientes

- 2 tomates
- 4 fatias de fiambre de peru
- 1/2 cebola picada
- salsa picada
- azeite
- cogumelos fatiados

Preparação

Corte a tampa do tomate, lave, tire o miolo e conserve-os. Seguidamente, num recipiente coloque o fiambre esfiado, a cebola, os cogumelos, a salsa e o azeite e misture muito bem. Depois recheie os tomates bem cheiinhos e leve-os ao forno ate ficarem tostadinhos...

São uma delicia para o verão!!!

Massa de atum

Ingredientes

- 2 latas de atum
- azeitonas
- fiambre/bacon partido aos cubinhos
- azeite
- cogumelos
- natas
- massa

Preparação

Ponha a cozer a massa. Depois numa frigideira ponha o fiambre, os cogumelos, e as azeitonas. quando estiver meio cozido ponha o atum e deife cozer. Por fim ponhas as natas por cima, misture bem e deixe cozinhar deixando levantar um bocadinho de fervura. Sirva num prato a massa com o recheio por cima e decora com umas ervas aromáticas.

Canapés de camarão

Ingredientes

- 1/2 xícara de camarão picado
- 3 colheres (sopa) de cream cheese, amolecido
- 1 colher (sopa) de  molho picante
- 1 colher (chá) de raiz forte em vinagre
- Sal e pimenta
- 6 fatias de pão torrado

- 24 camarões pequenos
- 24 ramos de salsinha


Preparação

Misture os primeiros quatro ingredientes. Tempere a gosto com sal e pimenta. Espalhe a mistura em cada torrada. Corte em forma de canapés. Decore cada canapés com o camarão pequeno e o ramo de salsinha. Sirva.

Canapés com anchovas

Ingredientes

- 1 pão de forma
- 3 ovos cozidos
- 1/2 colher (café) de mostarda
- 1 colher (sobremesa) de salsa picada
- Margarina.
- Anchovas


Preparação

Frite o pão em margarina. Amasse os demais ingredientes e espalhe nas fatias de pão. Enfeite com um pedaço de anchovas.

Canapés com ovos de codorniz

Ingredientes

- 16 fatias de pão de forma
- 1/4 de xícara de maionese
- 16 ovos de codorniz
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado


Preparação

Com um cortador redondo de biscoito (8 cm de diâmetro), corte as fatias do pão.Com o dedo faça uma depressão no centro de cada rodela do pão.Passe maionese na superficie do pão.Sobre a depressão do pão quebre um ovo de codorna. Polvilhe com o queijo e leve ao forno quente por uns 10 minutos ou até dourar o pão.

Santola Recheada

Ingredientes:

- 1 santola
- 4 colheres de sopa de maionese
- 1 ovo cozido
- 1 colher de sopa de pickles picados
- 1 colher de café de molho inglês
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 colher de sopa de whisky (ou conhaque)
- sal, pimenta e piripiri

Preparação:

Coza a santola em água temperada com sal durante mais ou menos 20 minutos (dependendo do tamanho da santola). Escorra a santola, abra-a e aproveite todo o liquido que escorrer e tudo o que se encontra na cabeça, com excepção do saco. Retire toda a cartilagem e aproveite a carne, inclusive a carne das patas maiores. Ligue então tudo o que aproveitou da santola com a maionese, e junte o ovo cozido picado, os pickles, o molho inglês, a mostarda, o whisky e tempere com sal, pimenta e piripiri. Lave muito bem a carapaça da santola e encha-a com o preparado anterior. Enfeite com ovo cozido picado, salsa picada e pickles. Sirva a santola bem fria, acompanhada de pão torrado ou tostas.

Sapateira recheada

Ingredientes:

- 1 sapateira
- Meia cebola cortada ao meio
- 3 folhas de louro
- Sal q.b.
- 100g de pickles
- 100g de maionese
- 40g de tostas
- 1 ovo cozido
- 1 raminho de salsa
- Vinho do Porto q.b.
- 2 colheres de chá de mostarda
- 2 colheres de chá de ketchup
- Molho inglês q.b.
- Picante q.b.

Preparação:

Numa panela com água a ferver, coloque a cebola, as folhas de louro e tempere com sal. Deixe ferver. Quando a água estiver a ferver coloque a sapateira a cozer durante 20 minutos. Depois de cozida, retire a sapateira para um prato e deixe arrefecer. Depois de fria, desmonte a sapateira. Retire as patas e com ajuda de uma faca, retire a barriga. Deite fora os pulmões, coloque o recheio da sapateira numa taça. Retire o excesso de água e com uma colher, retire todo o recheio da casca da sapateira para a taça. Parta a sapateira incluindo as patas e retire toda a carne e desfie a carne para uma outra tigela. Retire todas as cascas. Na picadora, pique ligeiramente a polpa retirada da sapateira e coloque novamente na taça. Pique os pickles, o ovo, as tostas e a salsa e junte tudo na taça. Junte a carne da sapateira e misture tudo, junte também a maionese a mostarda e o ketchup e mexa. Junte um pouco de Vinho do Porto de picante e molho inglês, misture bem.
Depois dos temperos rectificados, coloque o recheio na carapaça da sapateira. Leve ao frigorífico até à hora de servir. Sirva com tostinhas ou pão torrado.

Aproveite!!!

Ameijoas à Bolhão Pato...

Ingredientes:
- 2 kg de amêijoas
- 2 dl de azeite

- manteiga q.b.
- 4 alhos
- 1 molho de coentros picados
- pimenta 

- sumo de limão
- salsa 

Preparação:

Colocar as amêijoas em água durante duas a três horas para expelirem a areia. Lavar em várias águas. Levar ao lume um tacho grande com os alhos partidos às rodelas, a manteiga e o azeite. Juntam-se os coentros, as amêijoas e tapa-se. Vai-se sacudindo o tacho de vez em quando até estarem todas abertas. Retiram-se do lume e temperam-se com de sumo de limão e salsa.
Et Voilá!!! 

Rissóis de atum

Ingredientes

> Massa

- 1 chávena de água
- 1 chávena de farinha
- manteiga
- casca de limão
- sal

> Recheio

- 2 latas de atum/peixe/carne
- manteiga
- leite
- farinha
- sal

Preparação

Primeiro vamos fazer a massa... Num tacho grande coloca-se a agua, a manteiga, a casca de limão e o sal e deixa-se ferver. Quando estiver a ferver junta-se, de uma só vez, a farinha e mexe-se até se formar uma bola que descole do tacho. Retira-se do tacho e põe-se a arrefecer. Seguidamente, vamos tratar do recheio... Colocam-se todos os ingredientes num tacho excepto o atum e vai-se mexendo. Quando o molho bechamel estiver pronto, junta-se o atum e deixa-se cozer uns minutinhos e ta pronto. Agora é só divertir a fazer rissóis... Estique a massa, coloque recheio e feche. Corte como desejar...

Experimente!!

Frango à Paneleiro...

Ingredientes:

- 1 ou 2 frangos
- vinho branco
- cebola
- louro
- alho
- sal
- colorau
- knorr de galinha (1/2 ou 1)
- limão (1 ou 2)

Preparação:

Lavar o(s) frango(s) e retirar-lhes as peles. Seguidamente vamos temperá-los... Colocamos num pirex a cebola e o alho ate preencher o fundo e colocamos o(s) frango(s) em cima. Depois temperamos com o resto dos ingredientes e vai ao forno ate estar pronto (douradinho por todos os lados).

Experimentem... Vão gostar de certeza!!!

A minha especialidade...

Ingredientes

- 400 g de biscoitos de champanhe
- 125 g de açucar
- 500 g de queijo mascarpone
- 6 gemas
- café
- 1 chávena de café de rum

Preparação:

Fazer o café forte. Seguidamente, bater as claras em castelo. Depois num recipiente misturar o açúcar com o queijo, as gemas e o rum (ou outro). Juntar as claras batidas em castelo ao preparado... E agora vamos a parte mais divertida!!! Comece por passar os biscoitos no café e a dispô-los num pirex (de preferência rectangular)e seguidamente verta o preparado por cima e repita este procedimento até os biscoitos acabarem. A última camada deve ser de preparado. Ponha chocolate amargo por cima e levo ao frigorífico de um dia para o outro.

Pate de atum

Ingredientes:

- 2 latas de atum
- cebola q.b.
- pickles q.b.
- maionese (3-4 colheres de chá)
- pimento q.b.
- azeitonas
- ovo (opcional)

Preparação:

Abrir as latas de atum e pô-las a escorrer. Seguidamente picar fininho a cebola, os pickles, o pimento e as azeitonas e colocar tudo num recipiente. Finalmente, misturar a maionese e levar ao frigorífico. Servir com pão ou tostinhas.