sábado, 31 de julho de 2010

Tarte Flambée

Esta receita provei-a durante a minha passagem por Berlim em Julho de 2010 num restaurante excelente... Que vos aconselho vivamente a experimentarem... Eu comi a tarte vegetariana e têm aqui a receita de uma que também faziam neste restaurante. Depois podem inventar ao vosso gosto... Aproveitem...

Ingredientes:

- 1 kg de massa de pão
- 2 cebolas
- 600 g de bacon
- manteiga q.b.
- 20 cl de creme fraiche
- 20 cl de queijo branco
- 1 colher de óleo
- sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 270 ° C (termóstato 9-520 ° F). Corte as cebolas finamente e coloca-as numa panela com a manteiga. Retire a cebola da frigideira e frite o bacon em que por alguns minutos, sem adição de gordura. Misture o creme de leite, o queijo branco, a cebola e os pedaços de bacon. Adicione sal, pimenta e noz-moscada a gosto.  Abra a massa em uma camada fina sobre uma assadeira. Cubra a massa com a mistura de queijo branco, cebola, bacon e despeje uma colher de óleo mais. Leve ao forno 10 minutos.

Atenção: esta receita pode ser feita com queijo suíço ralado, cogumelos frescos e queijo Munster. 

terça-feira, 27 de julho de 2010

Apfelstrudel

A receita do Apfelstrudel pode variar, pois depende dos ingredientes escolhidos para o preparo. Aprendi que o segredo é não abrir o forno durante a confecção e a degustação deve apresentar um sabor de maçã suculenta. Dependendo do tipo de maçã que você usa, o recheio contém mais ou menos humidade. Você pode regular então com o açúcar cristal, uva passas e farinha de rosca doce. É sempre interessante fazer um teste de puré com a maçã que você comprou. Receita do Chef Heiko Grabolle.

Ingredientes:

Segue abaixo a minha receita preferida para 10 pessoas:

> Para a massa filó:

- 250 gramas de farinha de trigo especial
- 1 ovo
- 125 ml de água morna
- 1 Colher de chá de óleo de girassol

Modo de preparo:

Misturar os ovos com o óleo e a água (cuidar para utilizar-se das medidas exactas, se o ovo for muito grande acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo).Peneirar e acrescentar a farinha de trigo e o sal. Sovar tudo para obter uma massa homogénea e firme (quanto mais você sovar a massa, melhor ela fica – 15- 20 minutos é o ideal) Embrulhar num pano e deixe descansar por pelo menos 20 – 30 minutos (melhor ainda se for por três horas).

Preparar o recheio:

Para finalizar o strudel, abrir a massa bem fina. Começar com um rolo primeiro e depois usar as costas da mão para esticar a massa.Deitar a massa sobre um pano e distribuir o recheio por cima da massa (75%).
Embrulhar a massa com o recheio e assar no forno a 160 graus seco por 20 minutos. Para uma melhor aparência pincelar uma misturar de gema de ovo e nata por cima.

> Receita para o recheio:

- 8 maçãs
- 100 gramas açúcar cristal
- canela em pó ao gosto
- 100 gramas uva passa
- 60 ml Amaretto ou outro licor com sabor de amêndoa
- 100 gramas castanha de caju sem casca
- Farinha de rosca doce ao gosto

Preparação:

Lavar e descascar as frutas. Cortar em cubos, e misturar todas as frutas juntas numa tigela. Hidratar as uvas passas com o Amaretto, picar as nozes e castanhas. Em seguida misturar todos os ingredientes, menos à farinha de rosca.Verificar a consistência do recheio e acrescentar farinha de rosca até o obter um recheio húmido, mas compacto. Provar e acrescentar mais açúcar, se necessário.

Bom apetite!!!

Nota: Para ver as imagens siga o link:

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Gelado de limão

Ingredientes:

- 2 iogurtes naturais
- 1 lata de leite condensado
- raspa de 1 limão



Preparação:

Misturar todos os ingredientes num recipiente e levar o preparado ao congelador até gelar. Servir em taças e decorar a gosto.

sábado, 3 de julho de 2010

Francesinha

Ingredientes:

- 3/4 l de cerveja
- 1/4 l de água
- 2 colheres de sopa de macieira ou brandy
- 1 colher de sopa de whisky
- 1 colher de sopa de rum
- 6 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 caldos de galinha
- 1 colher de sopa de piri-piri
- sal q.b.
- farinha maizena para engrossar o molho

Preparação:

Toste o pão, pincele com manteiga derretida, frite o bife, a salsicha e a linguiça.Coloque numa fatia o fiambre, a salsicha aberta ao meio,o bife, a linguiça e cubra com a outra fatia de pão. Coloque por cima as fatias de queijo, leve ao forno a derreter e cubra com o molho bem quente. Acompanhe com batatas fritas aos palitos.

Aproveite!!!

Bolo de coca-cola_1

Ingredientes:

> Massa

- 3 xícaras (chá) de açúcar
- 3 gemas
- 3 claras em neve
- 1 xícara (chá) de chocolate
- 2 xícaras (chá) de coca - cola
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 150 g de margarina
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó

> Recheio e cobertura:

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 1 colher (sobremesa) de maizena
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 xícara de chocolate

Preparação:

Misture todos os ingredientes, e por último as claras batidas em castelo e o fermento. Leve ao forno médio, pré aquecido, por 40 minutos, ou até dourar. Para fazer o recheio e a cobertura leve ao fogo e mexa até engrossar. Por fim, recheie e cubra o bolo.

Bolo de coca-cola

Ingredientes:

- 1 lata de coca-cola
- 6 ovos
- 2 chávenas de farinha
- 2 chávenas de açúcar
- 1 colher de fermento

Preparação:

Abrir a lata de coca-cola para tirar o gás. Bater as gemas, o açúcar e a coca-cola. Misturar a farinha devagar e colocar no forno em forma untada com manteiga e farinha durante 40 min, aproximadamente. deixe arrefecer e sirva...