sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Rabanadas... Mais uma receita

Ingredientes:

- 4 pães secos
- 4 ovos
- 1/2 l de leite
- açúcar q. b.
- pau de canela
- canela em pó q.b.
- casca de limão
- 1 pitada de sal
- óleo para fritar

Preparação:

Corte os topos superior e inferior dos pães. Aqueça ligeiramente o leite temperado com o açúcar, a canela, a casca de limão e o sal. Parta os ovos inteiros para uma tigela e bata. Adicione metade deste preparado ao leite já frio. Demolhe os pães no leite de forma a absorverem bem o líquido. Esprema sem esmagar e deixe repousar. Coloque os pães no ovo batido, deixando impregnar e esprema de forma a que fiquem húmidos mas não encharcados. Coloque a fritar em óleo abundante e a uma temperatura que permita fritar "lentamente". Vire as rabanadas e deixe alourar. Estão prontas quando produzirem um som oco se batidas com um garfo. Envolva-as com açúcar e canela. Acompanhe com molho, se preferir.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Rabanadas

Ingredientes:

- 1 l de leite
- 1 vagem de baunilha
- 1 pau de canela
- 2 estrelas de anis
- 1 casca de limão
- 50 g de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 3 ovos
- 4 fatias de pão
- 1 cálice de vinho do Porto
- 2 colheres de sopa de pinhões
- 2 colheres de sopa de amêndoas moída
- 1 colher de passas
- 2 colheres de ameixas pretas
- 1 colher de café de essência de baunilha

Preparação:

Num tacho verta o leite e junte a vagem de baunilha, o pau de canela, as estrelas de anis e a essência de baunilha. Antes de ferver, retire do lume e verta sobre as fatias de pão num tabuleiro que tinha preparado previamente, deixando as fatias de pão embeber o preparado. Bata os ovos e as gemas e ponha num tabuleiro. Passe o pão dos dois lados neste preparado para de seguida corar as rabanadas. Numa frigideira ponha a manteiga e o açúcar e derreta. Junte as fatias de pão passadas pelo ovo e vá alourando dos dois lados até ficarem no ponto. Retire as fatias prontas e reserve. No caldo que ficou na frigideira junte o vinho do Porto, as passas e deixe reduzir o molho e deite por cima das rabanadas. Para finalizar, numa frigideira ponha o óleo, os pinhões e a amêndoa e deixe alourar depois de pronto, escorra bem e triture num pilão. Polvilhe as rabanadas.

Bom apetite!!

Perna de perú com castanhas e ervas aromáticas

Ingredientes:

- 1 perna de perú
- 3 dentes de alho esmagados
- 1 piri-piri
- 1 cebola
- 1 cerveja mini
- 2 laranjas
- 1 folha de louro
- salsa
- coentros
- alecrim
- azeite
- margarina
- sal
- 350 g de castanhas
- 1 colher de chá de erva-doce

Preparação:

Faça uma pasta com os alhos, o sal, o piri-piri, o louro, o azeite e os cheiros. Barre a perna de peru com esta mistura e coloque-a num tabuleiro fundo. Disponha por cima nozes de margarina e à volta a cebola cortada em meias luas finas. Regue com a cerveja e leve ao forno, previamente aquecido a 180 ºC, a assar, regando, de vez em quando, com o molho que se vai formando e com o sumo de laranja. Entretanto, coza as castanhas com uma colher de erva-doce e sal, retire-lhes as cascas e a meio da assadura introduza-as na perna de perú. Quando a carne estiver macia, aumente o forno para o máximo até dourar a pele. Sirva com a outra laranja cortada em meias luas a enfeitar.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Belhoses de abóbora

Ingredientes:

- 1 abóbora média
- 1 cálice de aguardente
- 1 copo de água
- 1 pitada de sal
- 600 g de farinha
- 4 ovos
- açúcar e canela para polvilhar

Preparação:

Descasque e corte a abóbora em quartos e leve a cozer. Depois de cozida, escora o máximo de água, coloque num alguidar e mexa até arrefecer, apertando com a colher de pau para ajudar a largar o resto da água. Ponha umas pedras de sal e mexa bem para desfazer a abóbora. Deixe arrefecer completamente. Junte a farinha, aos poucos e sempre a mexer, de preferência com as mãos, e a bater a massa. Acrescente os ovos, a aguardente e continue a mexer. A massa deve ficar de modo a permitir que se moldem umas pequenas bolinhas, que se levam a fritar, em óleo ou azeite bem quente. Polvilhe com açúcar e canela.