quarta-feira, 16 de março de 2011

Pan de jámon

Ingredientes:

> Massa:

- 500 g de farinha de trigo
- 200 ml de leite
- 25 g de fermento
- 75 g de manteiga sem sal
- 1 ovo grande
- 4 colheres de sopa de água quente
- 5 g de sal

> Recheio:

- 250 g de fiambre
- 100 g de azeitonas
- 50 g de passas
- 20 g de manteiga
- 1 colher de sopa de açucar
- 1 ovo batido

Preparação:

Coloque numa tigela 4 colheres de sopa de água morna. Esfarele o fermento sobre a água com uma colher de pau, mexa bem para dissolver. Deixe fermentar por cerca de 15minutos e após esse tempo adicione o leite quente (se é inverno) ou o leite frio (se for verão). Numa tigela grande coloque a farinha peneirada. Junte a manteiga derretida, o ovo e o sal. Adicione aos poucos o leite e o fermento, mexendo tudo com uma colher de pau. Quando o leite estiver todo adicionado, enfarinhe as mãos e polvilhe a mesa de trabalho. Leve a massa e sove o presunto por um par de minutos. A massa deve ser muito macia. Durante o amassar, acrescente apenas a quantidade de farinha que precisa para evitar que grudem. Peque na massa e coloque-a com um pano e deixe num lugar quente até dobrar de tamanho. Prepare as passas e coloque-as num copo com água. Agora com um rolo estica a massa em cima do papel de manteiga, formando um rectângulo. Derreta a manteiga e adicione o açúcar. Pincele bem a massa com esta mistura, principalmente as extremidades. Coloque o fiambre, as passas e as azeitonas na massa e seguidamente, enrole a massa. Deixe descansar o pão num lugar quente com um pano limpo durante 30 minutos. De seguida, pincele-o com ovo e leve-o ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 20 minutos.

Agora é deixar arrefecer e provar...

Pêras em Vinho Madeira

Ingredientes:

- 8 pêras duras
- 180 ml de vinho da Madeira
- 300 ml de água
- 1 pau de canela
- 100 g de açúcar baunilhado caseiro (pode usar açúcar normal)

Preparação:

Leve um tacho ao lume com o vinho da Madeira, a água, o açúcar e o pau de canela. Mexa bem e deixe ferver cerca de 10 minutos em lume brando. Entretanto, descasque as pêras, mas mantenha o pé. Coloque as pêras na calda de vinho e deixe cozer cerca de 15 a 20 minutos, até as pêras estarem cozidas mas não demasiado moles. Coloque as pêras num prato fundo, regue com a calda e sirva à temperatura ambiente com uma bola de gelado de baunilha.

Bom apetite!

domingo, 13 de março de 2011

Baba de Camelo com Nozes e Pinhões

imagem: Baba de Camelo com Nozes e PinhõesIngredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 4 ovos
- 50 g de nozes
- pinhões

Preparação:

Num recipiente deite a lata de leite condensado. Separe as gemas das claras. Ao leite condensado adicione as 4 gemas, misturando muito bem. Triture as nozes e misture ao preparado, se achar que deve pode guarnecer com mais nozes. Em seguida, bata as claras em castelo e junte ao preparado, mexendo bem. Ponha no frigorífico cerca de meia hora (no mínimo) antes de servir. Sirva a baba de camelo, polvilhando com pinhões ao seu gosto.

Pão de água

Ingredientes:

- 430 g de farinha de trigo
- 1 + 1/2 chávenas de água
- 1/4 de colher de chá de fermento
- 5 g de fermento de padeiro
- 1 + 1/4 de colher de chá de sal
- azeite para untar
- farinha de trigo para envolver

Preparação:

Numa tigela colocar a farinha, o sal e o fermento seco e misturar. Adicionar a água e mexer à mão ou com uma colher apenas para envolver (30 - 60 segundos). Com um rapa limpa-se, com movimentos verticais de cima para baixo, a tigela, juntando a massa. Salpica-se com azeite e pincela-se a superfície da massa e os lados da tigela. Cobre-se com película aderente ou com um pano e deixa-se em repouso 12 - 18 horas. Retira-se a massa para a pedra enfarinhada e dobram-se as extremidades, como se fossem as dobras de um envelope. A massa é molenga, será útil o uso de uma espátula raspadora. Fica a descansar com as dobras para baixo durante 15 minutos. Tende-se uma bola e coloca-se num pano de cozinha enfarinhado (ou mesmo na pedra), tapado, durante 1 - 2 horas. 1/2 hora antes de terminar de levedar, aquece-se o forno no máximo e coloca-se dentro um pirex com tampa ou uma panela de ferro ou de barro. Retira-se com cuidado a panela e coloca-se a massa dentro, sem grandes amassos. Põe-se a tampa e deixa-se cozer 30 minutos, retira-se a tampa e deixa-se cozer mais 15 - 30 minutos. Retira-se do forno com cuidado e deixa-se arrefecer.

Tarte de Maracujá

Ingredientes:

- 1 pacote de bolacha maria
- 1 lata de leite condensado magro
- 1 lata de polpa de maracujá
- 150 g de manteiga
- 1 pacote de gelatina de tutti-frutti

Preparação:

Derreter a manteiga, esmagar a bolacha maria e amassar a bolacha com a manteiga e colocar a massa na tarteira. Colocar no frigorífico. Fazer a gelatina conforme as instruções da caixa e juntar a lata de leite condensado, mexendo tudo muito bem. Colocar o recheio na tarteira e colocar no frigorífico. No dia seguinte, colocar a polpa de maracujá por cima da base já feita e reservar no frigorífico.