terça-feira, 27 de julho de 2010

Apfelstrudel

A receita do Apfelstrudel pode variar, pois depende dos ingredientes escolhidos para o preparo. Aprendi que o segredo é não abrir o forno durante a confecção e a degustação deve apresentar um sabor de maçã suculenta. Dependendo do tipo de maçã que você usa, o recheio contém mais ou menos humidade. Você pode regular então com o açúcar cristal, uva passas e farinha de rosca doce. É sempre interessante fazer um teste de puré com a maçã que você comprou. Receita do Chef Heiko Grabolle.

Ingredientes:

Segue abaixo a minha receita preferida para 10 pessoas:

> Para a massa filó:

- 250 gramas de farinha de trigo especial
- 1 ovo
- 125 ml de água morna
- 1 Colher de chá de óleo de girassol

Modo de preparo:

Misturar os ovos com o óleo e a água (cuidar para utilizar-se das medidas exactas, se o ovo for muito grande acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo).Peneirar e acrescentar a farinha de trigo e o sal. Sovar tudo para obter uma massa homogénea e firme (quanto mais você sovar a massa, melhor ela fica – 15- 20 minutos é o ideal) Embrulhar num pano e deixe descansar por pelo menos 20 – 30 minutos (melhor ainda se for por três horas).

Preparar o recheio:

Para finalizar o strudel, abrir a massa bem fina. Começar com um rolo primeiro e depois usar as costas da mão para esticar a massa.Deitar a massa sobre um pano e distribuir o recheio por cima da massa (75%).
Embrulhar a massa com o recheio e assar no forno a 160 graus seco por 20 minutos. Para uma melhor aparência pincelar uma misturar de gema de ovo e nata por cima.

> Receita para o recheio:

- 8 maçãs
- 100 gramas açúcar cristal
- canela em pó ao gosto
- 100 gramas uva passa
- 60 ml Amaretto ou outro licor com sabor de amêndoa
- 100 gramas castanha de caju sem casca
- Farinha de rosca doce ao gosto

Preparação:

Lavar e descascar as frutas. Cortar em cubos, e misturar todas as frutas juntas numa tigela. Hidratar as uvas passas com o Amaretto, picar as nozes e castanhas. Em seguida misturar todos os ingredientes, menos à farinha de rosca.Verificar a consistência do recheio e acrescentar farinha de rosca até o obter um recheio húmido, mas compacto. Provar e acrescentar mais açúcar, se necessário.

Bom apetite!!!

Nota: Para ver as imagens siga o link:

Sem comentários:

Enviar um comentário